terça-feira, 18 de agosto de 2009

PAQUISTÃO CONDENA BOMBARDEIO COM AVIÕES SEM PILOTO AMERICANOS

No governo Bush, os EUA começaram a bombardear com aviões sem piloto a região do Paquistão fronteira ao Afeganistão para destruir as células talibãs ali localizadas. Com Obama o número desses ataques aumentou muito.
Várias vezes autoridades paquistanesas protestaram contra eles pois, além dos talibãs, muitos civis inocentes são mortos.
Ontem, Raza Gilani, o primeiro-ministro do Paquistão, em reunião com Richard Holbrooke, enviado do governo Obama, condenou formalmente o bombardeio com aviões sem piloto americanos. Alegou que estavam gerando uma elevação do anti-americanismo no país, devido às muitas vítimas civis inocentes.
Interessante que os escrúpulos anti-intervencionistas de Barack Obama não são afetados pelo bombardeio constante de um país aliado. Nem mesmo pelos protestos das autoridades desse país pois os bombardeios prosseguem.
Também é interessante notar que o argumento do primeiro-ministro Gilani contra o ataque dos aviões sem piloto não é o massacre dos civis do seu país mas sim algo que interessa aos EUA, ou seja, a necessidade de evitar o crescimento do sentimento anti-americano.
Gilani concluiu suas palavras solicitando que a Casa Branca disponibilizasse a tecnologia dos aviões sem piloto para o Paquistão proceder aos bombardeios por sua conta, o que acalmaria os brios nacionalistas da população do país. Não é a primeira vez que essa solicitação é feita. Tudo indica que continuará não sendo atendida.

Nenhum comentário: