quinta-feira, 20 de agosto de 2009

JAPÃO: OPOSIÇÃO CRESCE E PREOCUPA EUA

Durante 50 anos quase ininterruptos o Partido Liberal Democrático (LDP) tem dirigido o Japão, mantendo-se sempre um fiel seguidor da política externa americana.
Esse alinhamento incondicional parece prestes a acabar. Em duas pesquisas realizadas ultimamente, no início da campanha eleitoral japonesa, um adversário, o Partido Democrático do Japão(DPJ) lidera : 35% conta 16% do partido do governo, segundo a pesquisa da Toquio Shinbum, e 45% contra 21%, pela Asahi Daily.
Más notícias para os EUA. O DPJ defende uma política internacional independente. Critica o LDP pela sua submissão à Casa Branca - cujo exemplo mais dramático foi aceitar a valorização do yen para garantir competitividade à indústria americana, o que causou uma crise séria da qual o Japão custou a sair. E defende uma melhoria das relações com a China e as duas Coréias. Para completar este conjunto de teses mal vistas pelos EUA, o DPJ quer simplesmente fechar as bases americanas no Japão, considerando-as desinteressantes ao país.
Evidentemente, o cenário exibido agora pelas pesquisas pode mudar até o dia das eleições. Seja lá o que vier a acontecer, com o crescimento do DPJ,
o Japão passa de aliado garantido à categoria de problema para Washington.

Nenhum comentário: