sexta-feira, 21 de agosto de 2009

FRACASSO NAS ELEIÇÕES AFEGÃS

Nem aumentar em 1 hora o prazo de encerramento das eleições afegãs adiantou...Foram um completo fracasso com 50 a 60% de abstenções, quase o dobro da apresentada na anterior. O medo dos talibãs foi uma das razões principais, especialmente nas regiões do extremo sul, onde sua força é maior. Mas, de um modo geral, a população demonstrou estar desencantada com os candidatos, todos eles favoráveis à permanência das tropas americanas.
Apesar de notoriamente corrupto, o presidente Karsai deve ganhar pois conta com o apoio da maioria dos senhores da guerra, que no medieval interior afegão são donos dos votos. Conta-se entre eles o general Dostum, assassino de 2.000 prisioneiros, convenientemente importado da Turquia, onde se refugiara, para garantir os votos dos usbeques, 10% da população.
Ainda não começaram as apurações e já surgem inúmeras denúncias de fraudes em favor do presidente. Como a comissão encarregada de supervisionar as eleições foi nomeada pelo governo, prevê-se que tais acusações não sejam levadas em conta. Assim, é bem possível que Karsai seja eleito já no primeiro turno, com mais de 50% dos votos válidos. Ou, considerando a abstenção, 20 a 25% do povo.

Nenhum comentário: