quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CHAVEZ FAZ NEGÓCIOS DA CHINA

Em 1999, o comércio da China com a Venezuela não chegava a 200 milhões de dólares anuais. Hoje vai a quase 10 bilhões. E o país tornou-se o principal parceiro de Beijing na América Latina.
A China tem no governo Chavez um fornecedor garantido de petróleo. Atualmente são exportados 400 mil barris por dia, mas a meta é chegar a 1 milhão em 2010. E há planos de se construir refinarias na China. Para a Venezuela, tudo isso é ótimo pois livra o país da dependência ao mercado consumidor americano.
Em Faja Del Orinoco, considerada a maior reserva mundial de petróleo, avaliada em 40 bilhões de barrís, os chineses estão ajudando a Venezuela a explorar esta fabulosa riqueza.
As telecomunicações e a infra estrutura hi-tech são outros setores em que a China está presente. Como na produção do primeiro celular do país. Por sinal, custa apenas 14 dólares, preço acessível ás camadas mais pobres.
A VTELCA, fabricante desse produto, é uma das 290 empresas socialistas modelares que Chavez fundou para alcançar o que ele chama de “soberania tecnológica nacional.” Nela, engenheiros chineses estão ajudando os venezuelanos a criar o primeiro computador com tecnologia própria.
Chavez aposta nesta parceria para tirar seu país do atraso. Tem chance por que seu parceiro é forte.

Nenhum comentário: