A imagem de Kamenei, o líder supremo e autoridade máxima no Irã, foi prejudicada por declarar Ahmadinejad reeleito, mesmo depois das denúncias de fraude. Muitos clérigos moderados, membros da Assembléia dos Experts, e seu presidente, o aiatolá Rafasaniani, criticaram a falta de imparcialidade do líder.
A Assembléia dos Experts é muito poderosa, é ela quem nomeia o líder supremo e pode,inclusive, demiti-lo. Sabe-se que Rafasaniani tem participado ativamente das articulações do movimento de protesto contra as eleições. Ele é considerado um dos pilares da Revolução. Em 1989, era cotado para suceder ao aiatolá Komeini mas preferiu endossar a candidatura de Kamenei, então seu aliado.
Na campanha eleitoral, Rafasaniani foi atacado publicamente por Ahmadinejad por seu apoio ao candidato moderado. Como Kamenei recusou-se a censurar o presidente, Rafasaniani rompeu com ele.
Agora, delineia-se uma luta entre os dois aiatolás, a primeira fissura na revolução iraniana desde quando o aiatolá Komeini assumiu o poder em 1979.
.
sábado, 20 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário