domingo, 20 de setembro de 2009

EX-DIRETORES DA CIA TENTAM ABAFAR INVESTIGAÇÕES

Sete ex diretores da CIA enviaram carta a Obama pedindo o fim das investigações sobre torturas praticadas pela “agência” no período de George Bush. Segundo o texto, publicado na página web da cadeia ABC, eles alegaram que “a divulgação de antigas operações de inteligência só pode ajudar a Al Qaeda a enganar a espionagem americana e a preparar futuras operações.” Argumento nada claro.
Também afirmaram que os governos aliados poderiam se sentir inibidos em colaborar. Ou, trocando em miúdos : países como o Egito ou a Romêia, para onde a CIA costumava enviar prisioneiros para serem torturados sem problemas com a imprensa, poderão ficar com receio de aplicar tais métodos.
Sabe-se que o Departamento de Justiça pretende concentrar suas investigações só nos casos mais graves, naqueles que resultaram em morte dos suspeitos, por exemplo.
Infelizmente, não há indicação de que os principais culpados, aqueles que deram as ordens, serão indiciados. George Bush seria um deles. Reporta Richard Clarke, ex diretor de contra terrorismo, no seu livro Agains All Enemies, que ,numa reunião na Casa Branca, em 2001, foi dito que a lei internacional proibia torturas. E o presidente replicou :”Não me incomodo com o que os advogados internacionais dizem, nós vamos chutar alguns rabos.”
Seis dias depois ele deu à CIA a “ampla autoridade” por ela requerida...
Em 2002, num memorando ao presidente, seu Secretário da Justiça, Alberto Gonzalez, dizia :”Sua determinação de que Genebra não se aplica criaria uma base legal racional de que a Seção 2441(do Ato 1996, sobre crimes de guerra) não se aplica, fornecendo uma defesa sólida contra qualquer processo futuro”.
Diante deste “parecer”, Bush editou uma ordem executiva , estabelecendo :”Aceito a conclusão legal do Departamento de Justiça e determino que o artigo 3 de Genebra (que condena as torturas) não se aplica nem Al Qaeda, nem ao Talibã.””
Assim não entendeu a Suprema Corte que . em junho de 2006, decidiu que a Convenção de Genebra aplica-se sim à Al Qaeda e ao Talçibã. E o juiz Anthony M.Kennedy determinou que as “violações do Artigo 3 são consideradas crimes de guerra, puníveis como transgressões federais.”
Como se vê, a base legal que existe é para Bush ser processado. Mas isso não Vai acontecer. A real politik de Obama impede. Nos termos dela, ele tem feito concessões e mais concessões ao Partido Republicano, pensando na aprovação das suas reformas da Economia e da Saúde. Até agora, sem nenhuma reciprocidade..

Nenhum comentário: