sexta-feira, 24 de julho de 2009

POVO AMERICANO CONTRA AS DUAS GUERRAS

Do que depender dos americanos, Obama deve sair logo do Iraque. E do Afeganistão também. Segundo pesquisa de 23 de julho, a oposição às duas guerras ganha, respectivamente, de 63 x 34% e 53 x 44%. Entre os democratas, então, é de goleada :90 a 10% são contra a guerra do Iraque e 74 a 24, contra a do Afeganistão.
Embora os generais americanos no Iraque venham se revezando em declarações favoráveis à permanência do exército ad aeternum, Obama insiste que sairá no prazo marcado : agosto de 2010. É verdade que continua falando em manter 50 mil homens, para “treinamento e assessoria” do exército iraquiano(até quando?) No entanto, a opinião pública conta nos Estados Unidos e espera-se que ele cumpra suas promessas de campanha, sem subterfúgio.
Quanto á guerra do Afeganistão, parece que a estratégia do presidente é conquistar hearts and minds da população para que apoie o exércíto americano e assim conseguir reduzir o poder dos talibãs. O que os levaria a aceitar um acordo de paz. Recente declaração do almirante Mullen, chefe do Estado Maior das Forças Armadas vai nesse caminho :”Eu penso que, a longo prazo, eles (os talibãs) podem tornar-se parte do processo político.”
Já a praia dos eleitores do Partido Republicano é muito outra. Eles parecem privilegiar a política imperial guerreira de George Bush pois preferem líderes identificados com ela.
Em outra pesquisa lhes foi perguntado quais os políticos republicanos capacitados a governar o país. A maior aprovação, com 54%, coube a Mike Huckabee que, quando pré-candidato á sucessão de Bush, demonstrou extrema belicosidade. Seguiram-se nada menos do que Sarah Pallin – 53% e Condoleeza Rice -45%.

Nenhum comentário: