quarta-feira, 1 de julho de 2009

COMPROVADO : CIA RAPTOU NA ITALIA

Em 2003, agentes da CIA raptaram em Milão um clérigo muçulmano suspeito de atividades terroristas. Levado à força para o Egito, Osama Mustafá Hassan Nasra foi torturado, sendo posteriormente inocentado e solto. Nasra voltou para a Itália e pôs a boca no mundo.
Com base na investigação da denúncia, o procurador geral de Milão, Armando Spataro, processou 26 agentes da CIA in absentia (fugiram do país) e 5 do Serviço Secreto da Itália. A CIA negou o fato. O governo do presidente Berlusconi fez de tudo para interromper o processo. Mas Spataro foi adiante no caso que foi o primeiro julgamento público do programa do governo Bush de raptar suspeitos e transferi-los para países onde pudessem ser torturados sem problemas com a imprensa.
Agora que o caso chegou ao julgamento final, o jornal Il Giornale publicou uma entrevista na qual Robert Lady, espião aposentado, chefe da CIA em Milão quando do rapto, confirmou tudo, justificando sua participação assim :"Não sou culpado. Apenas obedeci ordens dos meus superiores.”

Nenhum comentário: